sábado, 13 de abril de 2013

Hoje é comemorado o Dia do Beijo



Larissa Oliveira, do Diário, recebe um beijo de Felipe de Faria
Beijo na mão, no rosto, na testa. Beijo de língua, beijo esquimó, beijoca, selinho. Cada um tem seu significado, respeito, carinho, amizade, paixão. São infinitas as formas de manifestar esse ato de afeto. Hoje, Dia do Beijo, o Diário mostra como as pessoas reagem ao pedido de uma manifestação singela de carinho. Os estagiários Salomão Boaventura e Larissa de Oliveira foram até a praça Rui Barbosa, no centro de Rio Preto, para testar a reação das pessoas quando abordadas por alguém pedindo um beijo. Cada um estava com a placa “Dia do Beijo. Beijos grátis”.

As reações foram as mais diversas possíveis. Muitos olhavam com estranheza, outros desviavam o olhar e seguiam seu caminho. Alguns observavam a cena inusitada e riam. Teve também aqueles que pararam para perguntar o que estava acontecendo, mas saíam sem demonstrar o afeto. Porém, muitos entraram no clima e, sem vergonha de expressar o carinho, foram até os estagiários e atenderam o pedido.

Em uma hora e meia foram 24 beijos. Larissa recebeu 11 e Salomão, 13. Os jovens, na sua maioria, foram os mais acanhados. Já os mais maduros não tiveram vergonha e logo de início se aproximavam e abriam um sorriso, cumprindo a missão. O primeiro a quebrar o gelo foi o vendedor Sebastião Alves dos Santos, 72, conhecido como Sebá, que já chegou beijando. Ele disse que faz isso todo dia. “Não é só beijar por beijar. Tem que ser com respeito, pois esse gesto significa amor, paz e carinho que a gente tem pelas pessoas”, diz. O aposentado Jonas, de 84 anos foi o segundo a se aproximar.

Observou, mas não se acanhou e rapidamente pediu um. “É muito bacana. Isso é legal mesmo”, disse o aposentado. As mulheres não ficaram para trás na tarde beijante. Além disso, elas foram a maioria a aceitar e a retribuir. Salomão ganhou até mesmo um beijo duplo da analista de marketing Kellen Cristina Costa e de sua amiga. Ao ser perguntada se compensou, com um largo sorriso, Kellen disse que sim. “Compensou. É muito bom fazer alguém feliz. Viva o amor! Temos que declarar o amor para tudo”, afirmou.

Outra jovem que passava não se intimidou. Para ela, beijar é bom e melhora o dia. “Faz muito bem. Às vezes, a gente está triste e precisa de um beijo para alegrar a vida”, disse Ana Beatriz. Quem também se deteve ao ver a placa dos estagiários foi a atendente Danúbia Nunes Marinoto. Para ela, isso é uma demonstração de carinho. “Beijar é superlegal, anima o dia. As pessoas precisam demonstrar mais carinho”, contou. Poucos homens tomaram coragem para atender ao pedido. Entre os que ganharam beijos da Larissa estava o cartazista Rafael Henrique da Silva. “Se todo mundo beijasse mais, o mundo não estaria assim”, disse.
Johnny Torres
Salomão preparado para a campanha


Outro que não teve vergonha foi o músico Ricardo Seixas. Ele poetizou, afirmando o beijo é o princípio de tudo. Seja com receio ou com alegria, foi possível comprovar que os homens de Rio Preto foram mais tímidos. O aposentado Ângelo Poles, 86, superou muitos marmanjos e aprovou a ideia.

“O beijo é uma delícia, ainda mais eu que sou espevitado. O bom é ser espontâneo”, afirmou. Já o professor de dança Wendel David de Oliveira, 20, acompanhado de sua mãe, se apresentou para o beijo, mas teve medo de ter problemas com a namorada. “Vou apanhar em casa, sou noivo” disse.

Origem da data

Existem diversas lendas sobre a origem da data. A mais conhecida conta que em uma pequena vila na Itália existia um galanteador chamado Enrique Porchelo, que beijava todas as mulheres do lugarejo. O padre responsável por aquela paróquia ficou irritado com tal fato.

No dia 13 de abril de 1882, ele ofereceu um prêmio, em moedas de ouro, para as mulheres que não foram beijadas por Enrique. Por mais incrível que pareça, ninguém apareceu para receber o dinheiro. Hoje, para celebrar a data, pessoas de todo o mundo beijam amigos, colegas e namorados homenageando, mesmo sem saber, aquele italiano beijoqueiro.



Assista abaixo vídeorreportagem do Dia do Beijo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário